segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Auto-estima

Lê o caso que se segue:

    Teresa dá, quase sempre a impressão de se depreciar a si própria, quer em relação às suas capacidades quer em relação à sua aparência. Sem que ela reconheça a razão, não possui, acerca de si própria, uma imagem tão positiva quanto têm os que com ela trabalham e convivem. Numa escala de 1 a 10, sobre a sua própria imagem, ela atribuiria um valor entre o 3 e o 4.
    A sua baixa auto-estima parece estar relacionada com o facto de nunca ter correspondido totalmente ao que os pais esperavam dela ao facto de ter uma irmã que sempre foi a melhor  aluna da escola, a mais querida e a que os pais sempre elogiavam.
    Por outro lado, Teresa raramente exprime as suas opiniões ou defende as suas ideias, quer em contexto de trabalho quer em contexto familiar. Ela não se preocupa muito em dar a reconhecer os seus pensamentos e os seus sentimentos. 
    Teresa exerce as suas funções desde o momento em que terminou o seu curso médio e estas não exploram completamente as suas possibilidades, nem as suas capacidades, quer técnicas quer teóricas. Porém, acomodou-se a essas funções.
    Se ela tivesse uma auto-estima mais elevada e evidenciasse mais o seu trabalho, a Direcção da sua empresa já teria tido possibilidade de a promover nos três últimos anos de actividade.

Maria Odete Fachada,
Psicologia das Relações Interpessoais, 
Edições Rumo

Se pudesses aconselhar a Teresa, como a ajudarias a elevar a sua auto-estima?

7 comentários:

  1. Se a Teresa tive - se mais auto - estima sentiasse melhor consigo própria e com a sua aparencia pois ela nao consegue encarar que realmente pode ser bonita mas nao consegue ter confiança suficiente para seguir em frente na vida. No meu caso eu seguiria em frente independentemente do que os outros pensassem eu nao me importo com o que os outros pensam (só as vezes) mas eu nao me importo pois sei que sou como sou e que vou mudar ao longo dos anos, dos seculos, de todo o sempre eu vou sempre mudar como toda gente muda.

    ResponderEliminar
  2. - Se a Teresa , tivesse ouvido o que ela realmente quer , o que realmente sente , e o que realmente é , se a Teresa consegui-se ver tudo isso , não teria uma auto estima baixa , não teria problemas em se expressar , pois conseguiria ver o que realmente é , e o que realmente sente , independentemente do que os outros pensam dela , ou não , pois a Teresa , podia até ser bonita , e sem motivos nenhuns para não ter a auto-estima em cima , mas o problema é o que os outros pensam , o que eles diriam , talvez a Teresa só ouvisse a opinião dos outros e não quisesse saber da sua , e a mais importante ! Mas tudo muda , e ao longo do tempo a Teresa iria perceber , que com os problemas , e tudo o que aconteceria já não podem ser os outros a dar a sua opinião , e ela ai iria olhar para si e ver que a Teresa é que iria saber o que fazer , e ia ver o seu próprio valor , e ver que os outros não são melhor e não são os outros que interessam ,pois apenas a Teresa talvez acharia que era pior que os outros , mas não ! a Teresa é que não via o que era , mas pior não era , apenas tinha falta de auto estima e era esse o seu obstáculo para ver o que realmente era .

    ResponderEliminar
  3. se a teresa pensa-se que a aparencia nao é tudo e se esforça-se mais para ser melhor para assim a elogiem, talvez assim viam que a aparência não é tudo

    ResponderEliminar
  4. acho que a teresa devia procurar um amigo ou amiga com que pudesse confiar pois um verdadeiro amigo nao se julga pela aparencia mas sim pelo o que e por dentro.

    ResponderEliminar
  5. acho que a teresa devia achar que a aparencia nao e tudo e tambem acho que os amigos a deviam elogiar para ela se sentir melhor.

    ResponderEliminar
  6. Na minha opiniao a Teresa devia arranjar um amigo(a)que a ajuda-se a levantar nao so a sua auto-estima como ensina-la a melhorar o seu aspecto para conseguir subir na vida.

    ResponderEliminar
  7. Sabe professora, para algumas pessoas a aparência é tudo, mas não pode ser assim :s
    Eu para a Teresa tentaria fazer de tudo!
    Levaria-a a sair fora, para ela ver ''o mundo lá fora'' digamos assim muito mal dito, levava-a a sair á noite, a falar mais com ela, e podia ser assim que ela se abrisse mais comigo, e a sua auto-estima subisse, pois ela só precisa de um bom amigo que a compreenda, que a ouça, que a faça rir ...
    E pronto, beijinho stora (:

    ResponderEliminar