domingo, 13 de março de 2011

Resolver Divergências

Entre amigos e colegas surgem problemas que devem ser resolvidos educadamente. O modo como nos comportamos quando estamos com os outros influencia o modo como os outros se relacionam connosco. Comportamento gera comportamento, simpatia gera simpatia e violência gera violência. Assim sendo, existem algumas regras que deves ter em conta em caso de conflito:

Técnicas eficazes na resolução de divergências

1. Escuta a ideia/opinião da pessoa com quem estás a falar.
2. Mostra-te interessado na mensagem.
3. Não interrompas.
4. Faz perguntas, para que o teu interlocutor clarifique o seu pensamento e os seus argumentos.
5. Toma atenção às tuas expressões faciais: não reveles arrogâncias, negativismo, troça ou rejeição face ao que te dizem.
6. Diz com frequência "Eu compreendo ..."
7. Conquista o direito de ser ouvido.
8. Fala de forma serena e calma (não levantes a voz nem uses palavras incorrectas).
9. Não imponhas as tuas ideias, mas propõe-nas.
10. Revela disponibilidade para chegar a uma resolução de consenso.

Actividade: Desenvolve os seguintes "jogos de papéis" a partir das situações descritas:


a) O teu colega do lado utiliza frequentemente as tuas esferográficas e nem te pede autorização. Por vezes, leva-as para casa ou perde-as e, quando o chamas à atenção, acusa-te de seres mesquinho. Pensa no que lhe vais dizer e como o vais fazer.


b) Apesar de seres bonito e inteligente, tens pouca sorte com o "sexo oposto" e os teus colegas gozam-se por isso. Andas aborrecido e apetece-te calar os trocistas o mais rapidamente possível. Como o fazer educadamente e, se possível, de forma definitiva?


c) Os teus vizinhos do andar de cima põem a música muito alta e a tocar até de madrugada gritam e fazem muito barulho acordando toda a vizinhança. Como resolverias a situação?

Clara Santos e Conceição. Formação Cívica. Edições Asa.

No comentário refere sinteticamente como resolverias cada uma das situação.

3 comentários:

  1. Em relação ao texto a) eu acho que qualquer pessoa não se devia zangar por causa de uma caneta ou lápis e se esse "material" fosse assim tão importante eu explicaria ao meu colega o quanto importante era para mim e logo se via;
    Em relação ao texto b)eu acho que cada pessoa é como é e se alguem goza com ele/ela por causa de não ter sorte com as raparigas ou rapazes é porque na verdade também está sozinho e acho que se tentasse falar com a pessoa que anda a gozar e se falasse com ela tudo se resolveria;
    Em relação ao texto c)eu resolveria indo falar com eles e se eles não colaborassem eu chamaria a policia para acabar com o barulho de vez!

    ResponderEliminar
  2. Para o primeiro texto acho que verdadeiros amigos nao se deviam chatear apenas sobre materiais escolares ! No texto b)acho que cada pessoa nao se deve importar com os que os outros pensam . Para resolver o problema do texto c) acho que primeiro tentava falar-lhes , se nao resultasse acabaria por chamar a policia , mas só em ultimo caso .

    ResponderEliminar
  3. Sabe professora, tem toda a razão !
    só que para algumas pessoas, em vez de resolverem os problemas a falarem, com calma, não é logo tudo á pancada (desculpe o termo)!
    E tal como a Carolina disse, á casos que só mesmo para a policia, mas só mesmo em último caso ...

    ResponderEliminar